5 habilidades de pessoas que sempre são promovidas

Postado em 16/02/2017

5 habilidades de pessoas que sempre são promovidas

São Paulo - Em um ano difícil para o mercado de trabalho, manter o emprego e ainda conseguir uma promoção parece um desafio e tanto, mas não é impossível.

Afinal, você já se deparou com algum colega de trabalho que parecia se ajustar perfeitamente para a empresa ou para a equipe? Este colega tinha respostas certas e sempre sabia o que teria de ser feito, antes mesmo de receber tal ordem.

Saiba que isto não é um "sexto sentido" ou uma rara exceção - mas algo completamente possível de aprender.

"Quando os funcionários têm qualidades específicas, eles são percebidos como líderes na empresa, não importa o cargo que ocupe", explica katharine Halpin, CEO e fundadora da Halpin Companies, consultoria de liderança, ao site Fast Company.

"Eles são promovidos por darem solução de problemas e conflitos. Eles têm esse tipo de alinhamento com a empresa."

A Fast Company listou cinco habilidades que os gestores buscam em seus funcionários (e que podem ser desenvolvidas por qualquer um).

Veja quais são elas:

1. Eles escolhem o ambiente certo para desenvolverem seus talentos

É difícil ser um "super-funcionário" se as necessidades da empresa não estão alinhadas às suas habilidades valores, conta Halpin.

Um relatório norte-americano revelou que um dos fatores mais importantes para os funcionários serem produtivos é o reconhecimento.

Mais de 37% dos entrevistados disseram que ser reconhecido pelo gestor ou pela empresa é fundamental para exercer um bom trabalho.

Por isso, você tem que estar de acordo com a cultura e valores da empresa, além de saber que é valorizado pelo seu esforço e talento.

2. Eles prestam atenção nos objetivos dos chefes

Funcionários que foram promovidos estudaram as preferências e objetivos de seus supervisores diretos, dos chefes dos supervisores, dos diretores e da empresa em geral, conta Gayle Lantz, fundadora da WorkMatters, consultoria de liderança.

Esta habilidade está longe de ser parecida com "puxa-saco", mas estes profissionais entendem que crescer na empresa requer objetivos comuns.

"Eles estão fazendo coisas que os outros funcionários não fazem. Eles demostram interesse de ir além, estão motivados e querem aprender com quem conhece o negócio."

3. Eles se concentram nas responsabilidades diárias e em grandes projetos

Funcionários fora da curva são capazes de manter um foco tanto nas tarefas diárias, quanto em projetos "fora da caixa".

Eles querem se destacar e sabem que fazendo sempre a mesma coisa, todos os dias, não conseguirão obter sucesso.

Quando você adquire um olhar mais estratégico do negócio, começa a antecipar o que precisa ser feito. Além disso, você aprende a priorizar suas atividades e energias para o que realmente importa para a empresa.

4. Eles dão um tempo

Ter o hábito de tirar um tempo entre as tarefas cotidianos e programar melhor horários entre as reuniões e outras tarefas pode ajuda na performance e na produtividade, não o sobrecarregando.

Segundo Halpin, atitudes como chegar mais cedo e não emendar um compromisso ao outro ajudam você a ter um momento para refletir sobre as tarefas do dia e a trabalhar em projetos que requerem mais concentração.

5. Eles se dão bem com seus colegas

Ótimos funcionários apresentam alto desempenho são proativos caso alguém precise de ajuda. Ou seja, eles possuem habilidades sociais e são capazes de ter um bom relacionamento com outras pessoas.

"O que os líderes buscam são funcionários que saibam trabalhar em equipe. Os super-funcionários têm isto como prioridade. Eles olham os relacionamentos como algo fundamental para o sucesso na vida profissional", diz Gayle Lantz.

 

 

Outras Notícias

 

A tentação de um novo emprego
Postado em 09/02/2017

No mesmo instante, seu atual emprego passa a não ser tão atrativo. Sua avaliação é de que seu cargo atual já não é mais tão interessante! Seus superiores então, nem fale… E a distância de sua casa? Ah! A nova oport...
leia mais »

Como vai seu marketing pessoal?
Postado em 02/02/2017

Para tanto, normalmente investimos no modo de nos apresentar, cuidamos do vestuário, aperfeiçoamos a maneira de falar e cultivamos uma ampla rede de contatos, o famoso Networking. Essas atitudes são importantes, sem dúvidas, mas não são tudo, pois comp&ot...
leia mais »

Fim de expediente: 7 dicas do que fazer nos últimos dez minutos de trabalho
Postado em 26/01/2017

Por Luis Philipe Souza - iG São Paulo

Ter um ritmo bem definido ao longo da jornada diária de trabalho pode ser muito benéfico para melhorar o rendimento no escritório. Tão importante como come&...
leia mais »